Pirata ou Original?

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Existe dentro de nós uma busca implacável de identidade. As pessoas querem demonstrar de alguma forma seu ser interior. Nessa busca sempre encontramos referenciais nos quais nos espelhamos e até imitamos para formar nossa opinião, nossa identidade.
Dentro do ministério de Louvor encontramos essa busca. Cópias das mesmas coisas, repetições de mesmas frases, gritos, gestos, falta de criatividade e de identidade. Pensando nisso, quero falar sobre dois relatos bíblicos que ilustram bem meu ponto de vista.
Em Atos 19:11 lemos a desastrosa história dos filhos do sacerdote Ceva que andavam de um lugar para o outro expulsando espíritos maus. Em uma de suas andanças, encontraram um endemoninhado e disseram: “Pelo poder do nome de Jesus, a quem Paulo prega, ordenamos que saia”!
Podemos ver claramente aqui a falta de identidade. “Jesus, a quem Paulo prega?” Faça-me o favor!
A falta de conhecimento de quem era Jesus e, principalmente, de quem os próprios profetas eram, fez com que agissem de forma medonha, deixando ao endemoninhado uma grande oportunidade para humilhá-los. Os “profetas”, por sua vez, perderam a oportunidade de trazer libertação pra aquele homem. Tudo porque eles tentaram ser quem não eram de fato.
Agora o outro lado
I Samuel 17
Quando Davi era apenas um jovem pastor se viu na missão de salvar o povo de Israel das mãos dos Filisteus, enfrentando o tão temido Golias, que há 40 dias bradava e ameaçada todo exército de Deus. Davi, que havia sido forjado e preparado por Deus em seus dias de pastor de ovelhas, não se conformou com tal situação. Levantou-se como homem de Deus que era para derrotar Golias e seu exército. Aí está a imposição de um padrão que não fazia parte da identidade de Davi. O rei Saul, vendo que Davi realmente iria enfrentar Golias, quis emprestar sua armadura de batalha para Davi lutar. Porém, não serviu. Não adiantava. Davi até tentou usar, mas aquilo ali não era pra ele. Ele venceu aquela batalha através do NOME DO SENHOR, com suas 5 pedras, sua força, seu ministério, sua identidade.
E aí? Quais são suas 5 pedras? Em que Deus está ou vai te usar?
Davi não se impressionou com a armadura do rei. Ele já via seu futuro vencedor. Tudo isso por que sabia quem ele era em Deus. Você sabe quem você é em Deus?
Você imita alguém? Seus referenciais te inspiram ou você é somente um “papagaio de pirata”, repetindo algo que vê outros fazer?
Paulo disse: “sede meus imitadores como sou de Cristo”. O próprio Jesus disse que faríamos obras maiores que as dEle. Cristo nos inspira a ir além.
Quero lhe encorajar a ser originalmente você! Mesmo que você só tenha 5 pedras, mesmo que seu instrumento seja uma harpa, mesmo que você seja o menor ou o mais jovem. Não precisamos de armaduras, frases, técnicas, olhares, gritos de outros para vencermos ou realizarmos o que Deus tem pra cada um de nós, muito menos de copiar idéias ou chavões para vencermos como nossos referenciais vencem, se é que vencem. (ai)
Sejamos criativos, ousados e vamos deixar Deus fazer o resto por cada um de nós. Busque a Deus, descubra quem você é em Deus e use sua identidade para ser quem Deus quer que você seja.


No amor do Cordeiro

:smk

1 comentários:

Lauro Bittencourt disse...

Fala, Samuka!!! Gloria a Deus por está palavra que é de muita valia em nossos dias... Creio que a unção passa por nossa identidade...Peço a Deus que nos ajude a cada dia ser gente que ama, dá risada, acredita, chora, tem dúvidas, tristezas, etc... Deus abnç a vc e sua família...Pai!!! Nos ajude a buscar e entender qual é a sua agradável, boa e perfeita vontade... "Que nossos versos esteja aos pés do nosso Senhor"

Postar um comentário