Stress Ministerial

segunda-feira, 21 de setembro de 2009


Já pensou nisso?

Há alguns dias fui convidado para participar de um programa de televisão e esse tal tema foi abordado. Stress Ministerial.
E foram citadas história do nosso cotidiano, gente que passa a semana toda na igreja, dedicando tempo, trabalho, suor e vida numa instituição. Outras que vivem um ciclo de compromissos ministeriais tão intensos que muitas vezes fazem apenas parte de sua agenda. Até que um dia a bomba explode e vem o tal STRESS MINISTERIAL: uma profunda depressão, uma insatisfação pela falta de reconhecimento e realização pessoal, a vontade de jogar tudo para o alto e sumir. Aí eu me pergunto: Será que a gente tem tempo e direito der ter esse tipo de sentimento? Será que ao passarmos por isso tudo, não estamos desmerecendo o sacrifício de Jesus? Estamos perdendo tempo em nos preocupar com nossa pequenez humana?
Aí fiquei pensando que pelo fato de não sermos perfeitos o tempo todo, apesar da santidade ser um alvo constante, temos que ser aperfeiçoados em nossas fraquezas, pois nessas horas somente o Espírito Santo pode agir. Existe uma passagem na bíblia que fala que quando a terra tivesse seca, rachada, sedenta as águas vivas viriam de forma transbordante para saciar e restaurar a terra. E quero lembrar duas histórias bíblicas que nos falam muito sobre esse assunto. A primeira de Elias, quando tinha acabado de vencer umas das grandes batalhas espirituais de toda história contra os profetas de Baal. Um grande livramento e uma grande manifestação do poder de Deus, e mesmo assim ele se escondeu em uma caverna e ficou amedrontado com toda a afronta do inimigo feita por Jezabel. Como uma vitória maravilhosa se transformou num terrível cenário de medo e fuga?
Outra história foi a de Pedro, andando sobre o mar, indo em direção ao Senhor Jesus. No momento que ele parou de olhar para Jesus e começou a ver sua condição humana, ele começou a afundar e parou também de viver o que Jesus tinha pra ele naquele momento espetacular.
Então eu entendo que tudo tem haver com o foco, ou seja, se priorizarmos nossos limites, os ventos que sopram contra nós e as tempestades da vida, vamos sucumbir em depressão em stress ministerial e vamos deixar de viver o que o Nosso Deus tem sonhado pra nós. Mas enquanto tivermos nossos olhos direcionados para o nosso Senhor e não para os nossos problemas, e desejo de realizações pessoais, continuaremos andando sobre as águas, continuaremos a vencer. E como diria o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 12:10 “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”
Então galera... se você teve paciência pra ler tudo até aqui, seja fortalecido pelo Senhor Jesus, não mude o foco, não perca a esperança.
Mais um versículo? 2 Crônicas 16:09 “Pois os olhos do Senhor estão sobre toda terra para fortalecer aqueles que Lhe dedicam totalmente o coração.”


No amor do Cordeiro

:smk


9 comentários:

Elisandra Amâncio disse...

Samuka, sinceramente irmão. Estava aqui on qdo vi sua chamada no Twitter sobre esse texto. Eu estava justamente desabafando com um grande amigo e irmão em Cristo sobre lutas que estou enfrentando.

Dou Glórias a Deus por essas palavras porque vieram como reposta às lágrimas que acabo de derramar. Deus é fiel! Ambos versículos 2 Co 12.10 qto 2 Cr 16.9 são de Deus para o meu coração.

Paz irmão. Deus continue te usando tremendamente! Em Cristo. Elis.

Ivete Pereira disse...

Muito bom!! Verdade mesmo, se não tirarmos os olhos dos homens, morremos. Quantos líderes estão nos bancos por isso (?).
Abençoou muito a minha vida.
Na Paz de Cristo,

Lucas Triunfante disse...

Smk, é sempre edificante ler os seus textos. Sobre o assunto concordo plenamente que quando tiramos o nosso FOCO de CRISTO passamos a sofrer com coisas vãs e passageiras. Precisamos ter a clareza que nenhuma circunstância, vitórias e prazeres deste mundo são maiores e melhores do que a presença do nosso DEUS!
A nossa geração precisa de mais intimidade com Deus, a começar de mim. Tenho sido tratado grandemente em relação a isso e creio que através de uma intimidade restaurada,conseguiremos impactar o mundo e permanecer firmes diante de qualquer adversidade! Afinal como a palavra nos diz:
'O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo:a nossa FÉ'1Jo 5:4

Deus te abençõe sempre mais!

Abs.

Filipe Marques disse...

Gostei muito Samuka.
Temos que olhar sempre pra Jesus e não baixar a cabeça para os problemas...'Porque,quando sou fraco, então, é que sou forte.' Aleluia!!!!
Jesus continue te abençoando.

Zhé disse...

Samuel, paz... tenho te acompanhado pelo twitter e li este seu texto que reflete minha situação hoje! Não tinha pensado neste termo de stress ministerial, mas é interessante como nos esquecemos de Deus, que Ele é o motivo!

Que nos abençoe, guarde e nos dê mais da graça d'Ele que nos sustenta!

Zhé - Suzano/SP

www.zhelopez.wordpress.com

FILIPE ABREU disse...

Benção essa palavra mtas vezes enchergamos e sentimos essa realidade mto próxima a nós.Mas sabemos q Deus é Poderoso para fazer infinitamente mais..Ele renova nossa força,visão,chamado e renova unção.Estejamos firmes e focados no ALVO...
Um abraço.
Filipe Abreu

OBS: Dê uma olhada se puder http://www.adoracaoracional.blogspot.com/

Unknown disse...

Samuel,
Que o Senhor continue te usando a cada dia, você não imagina o quanto essa palavra veio de encontro com as necessidades do meu coração!
Verdadeiramente quando o Senhor nos envia Ele capacita, honra, fortalece , cura a alma e renova a chama em nossos corações.
Deus te abençoe a cada dia.

Luciana S. L. disse...

Essas palavras trouxeram ânimo e me fez refletir que devo prestar mais atenção à disciplina com relação ao trabalhar para Jesus. A verdade, é que Deus espera mais, e nós sempre podemos ser melhores.

Irmãozinho Samuka, que Deus te abençoe e continue te usando para nos trazer essa reflexão!

Alexandre Gama disse...

Olá Mano

Primeiramente quero te parabenizar pelo excelente trabalho em seu cd, conheci há pouco tempo e virei fã. Toda Glória ao nosso Deus.

Entendo perfeitamente o que vc escreveu em seu post, tb tenho ministério na igreja e acho que todo mundo, de certa forma, envolvido com a obra de Deus já passou por momentos assim, e como vc disse muito bem, nessas horas temos que firmar nossos olhos no nosso alvo que é o Senhor, que nos refriogera e nos fortalece para continuarmos a caminhada. Os exemplos de Elias e Pedro tb me fascinam, pois vejo neles, a prova de que Deus, em sua infinita misiricórdia, é capaz de usar homens imperfeitos, assim como nós.

Glórias a Deus por sua vida

Graça e paz.

Postar um comentário