Cuidado com o caído

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Muito se houve sobre líderes caídos, gente que estava lá em cima e quando menos se espera, lá vai ele ou ela para o chão. Ai eu fico pensando... será que tem jeito pra isso ou pra esse? Eu sei que muitas vezes lá no fundo do nosso coração a gente tem certeza que não. Ou pensamos que é muito difícil alguém se reerguer depois de uma queda escandalosa.
Outra situação é daquele que está perdido, desviado, desenganado pelos nossos olhos carnais. Será que dá tempo dele voltar? Será que ele ainda vai dar frutos bons? Eu tenho um amigo muito querido que depois de muitos anos longe do centro da vontade de Deus está voltando. (Glória a Deus por isso!) Eu tenho certeza que ele, em seu ministério, ainda vai levar muita gente pra presença do REI.
Sempre que a gente fala de desviado, falamos do filho pródigo, do modo como ele saiu, viveu, destruiu sua comunhão com o pai, se arrependeu e depois de tudo voltou. Mas quero falar hoje sobre a história de um outro rapaz, Êutico. Um cara que estava dentro da igreja, sentado na janela e que depois de hoooooras ouvindo Paulo caiu no sono e caiu da janela, opa, ele estava dentro da igreja. Não era ninguém caído, desviado ou coisa assim. E o Êutico caiu, e todos o deram como morto. Aí eu lembro de alguém falando que só não existe solução pra morte. Mas lembro de outro mais importante que diz: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. Então tem jeito pra morte? Então tem jeito pro perdido? Então tem jeito pro desviado.
No momento que Paulo ficou sabendo que ele tinha morrido ele teve 3 atitudes fantásticas que muito me chamou a atenção.
Ele desceu, inclinou-se sobre o Êutico e o abraçou.

Descer é se igualar ao caído, não compactuar, mas entender que existe um motivo que o levou à aquela situação, descer é se importar, dar ouvidos ao grito de desespero. Descer é pra mim, ter a visão que Jesus teve quando viu o povo que o seguia. Ele os via como ovelha sem pastor.

Se inclinar é algo mais profundo, que vai além do ouvir ou dá atenção. Quando nos inclinamos não só damos a importância que o problema tem, como ajudamos a resolve-lo. O Salmo 77 fala sobre o Deus que inclina seus ouvidos para nosso clamor. Inclinar-se é chegar mais perto de quem pede socorro.

O abraçou. Toda vez que penso em alguém abraçando um morto, penso na despedida de alguém que não volta mais. Mas nesse caso foi um outro abraço, ai me lembro de quando Elias se deitou sobre o menino morto. Depois de clamar ao Senhor, Elias se deitou sobre o menino e a bíblia nos diz que a sua alma tornou a entrar nele. O Abraço aqui é uma atitude de amor. Que mostra que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Êutico tinha perdido uma grande oportunidade de ouvir o grande apóstolo Paulo pregar. Tinha perdido a oportunidade de ter uma família, de ter um ministério, perdeu a oportunidade de viver. Você se vê assim? Conhece alguém que esteja assim? Quer fazer algo?

Comece pelo básicão. Desça, se incline e abrace quem precisa reviver. Tá na sua mão.


No amor do Cordeiro

:smk

4 comentários:

Thiago Abreu disse...

Muitas vezes nos preocupamos tanto com as "novas vidas" e em buscar os tais que, nos esquecemos dos que ja estão com a vida em Cristo,e que, precisam de acompanhamento e "manutençao", apoio p q o mundo oferece coisas realmente atraentes, e as vezes tao bem disfarçadas que podemos nos confundir....mas com os olhos Espirituais enchergamos o q incialmente na haviamos visto...devemos nos preocupar com as novas vidas mas sem nos esquecermos dos outros q estao conosco, senao, aos poucos na caminhada acabamos ficando sizinhos, e, sosinho caimos....

André Calore disse...

É isso aí smk!!!!

Se envolver com alguém é fácil... o que precisamos é se Comprometer. Aí é que complica a coisa...
Quando estamos envolvidos, ficamos preocupados, paramos pra pensar no assunto, mas nunca corremos atrás pra tentar fazer algo.
Agora, quando estamos Comprometidos, além de pensar, ficar preocupado... nós nos mechemos, tentamos ajudar, fazer algo pra que possa mudar...
Vamos nos Comprometer cada vez mais!!!!

Deus te abençoe smk... trazendo cada vez mais palavras vindas do céu!!!

abração do Calore!!!!!

Anônimo disse...

Como faço pra comprar o seu cd???? Me escreva se possivel: rayssaccaa@yahoo.com.br

aline disse...

Paz e Graça, Samuel!
Meu nome é Aline e sou da Igreja Batista Renovada Jeruel em uma cidade no interior do estado do RJ.
Bom, gostei e me identifiquei c/ suas palavras aqui no blog, das músicas no cd "Naturalmente Sobrenatural", mas não sei se seu ministério inclui convites para louvar em outras congregações ou festividades pois não vi nenhum link para convites.
Faço parte da liderança dos jovens da minha Igreja e o nosso congresso está se aproximando.

Se vc se interessar me responda neste e-mail:
aline.tardelli_@hotmail.com
Te aguardo!

Deus abençoe!
Aline T

Postar um comentário